Como vender infoprodutos: 10 dicas para ter sucesso

Saiba como vender infoprodutos de forma legalizada sendo produtor ou afiliado e veja 10 dicas para se destacar nesse mercado.

Como vender infoprodutos? Veja como se destacar sendo produtor ou afiliado

O chamado marketing de afiliados pode ser uma renda extra ou uma profissão. De toda forma, você precisa se destacar. Veja como vender infoprodutos com eficiência.

O mercado de afiliados está em alta. Somente em 2021, 17,5 milhões de pessoas compraram algum item. Em 2022, foram 20,3 milhões. Por isso, muitas pessoas estão recorrendo ao marketing para tentar uma renda extra ou, até mesmo, fazer esse trabalho ser uma profissão. Então, a pergunta que surge é: como vender infoprodutos?

A resposta parece ser simples. Afinal, é preciso se cadastrar em alguma plataforma e fazer a divulgação da mercadoria. No entanto, existem algumas particularidades e é preciso saber se destacar e driblar a concorrência.

Para facilitar a sua jornada nesse mercado, listamos as dicas para você trabalhar de forma legalizada e ter sucesso. Confira as ideias e coloque em prática!

O que é o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é uma estratégia de marketing digital em que você pode criar ou apenas divulgar um produto e receber uma comissão por isso. Por isso, você pode trabalhar como produtor (lança um produto físico ou digital), coprodutor (auxilia o primeiro) ou afiliado (foca as vendas e usa estratégias de tráfego orgânico e pago).

Com o aumento das vendas online, o marketing de afiliados se tornou um terreno fértil para pessoas que buscam uma renda extra ou até mudar de profissão. Afinal, é possível ter uma boa rentabilidade e vender os produtos no Brasil e no exterior. Ou seja, você pode ganhar em moedas mais valorizadas do que o real, como o dólar e o euro.

O que são infoprodutos?

Os infoprodutos são produtos digitais que compartilham conhecimento. Alguns exemplos são cursos online, webinars, ebooks etc. Os assuntos abordados são variados, como saúde, gestão financeira, artesanato, nutrição e outros. Por isso, esses materiais têm conteúdo relevante, apresentam soluções e geram engajamento.

Uma das principais vantagens dos infoprodutos é a facilidade de consumo. Como é totalmente digital, ele pode ser acessado a partir de diferentes dispositivos.

Quais são as melhores plataformas para vender infoprodutos?

Braip

A Braip é uma plataforma brasileira para vender infoprodutos e também produtos físicos. Oferece uma gestão de pagamentos simplificada e recursos para otimizar as vendas. Um destaque é a navegação intuitiva, os relatórios detalhados e a interface simples.

Doppus

A Doppus se destaca por evitar golpes. Ele analisa as vendas e sinaliza as operações suspeitas em tempo real. Dessa forma, também se evitam os chargebacks, ou contestações de pagamentos.

Eduzz

A Eduzz é bastante voltada a infoprodutos e oferece muitos conteúdos de qualidade. Atualmente, é uma das maiores plataformas no Brasil, sendo que tem taxas baixas e condições bem acessíveis. Os afiliados também podem fazer treinamentos e cursos.

Hotmart

A Hotmart é uma referência por ser uma das plataformas de afiliados mais antiga no Brasil. Além disso, ela oferece uma gama de recursos ampla que permite gerenciar e escalar as suas vendas.

Hubla

A Hubla pode até ser menos conhecida, mas é uma excelente plataforma para vender infoprodutos. Tem checkout otimizado, área de membros, possibilidade de integrações e facilidade na gestão dos grupos de Telegram ou WhatsApp. Você ainda tem aprovação imediata na criação do produto. Ou seja, a autorização vem em até 5 minutos.

Kiwify

A Kiwify é uma plataforma completa e que tem como um de seus principais destaques é a liberação dos valores pagos via boleto em até 1 dia após a confirmação da quitação. Outro detalhe relevante é sua área de membros gratuita para vender conteúdos em vídeo.

Monetizze

A Monetizze oferece uma experiência diferenciada a produtores e afiliados. Com uma interface limpa, tem vários recursos para aumentar a conversão, como o checkout otimizado. Você também pode usar um pixel para monitorar suas vendas e acompanhar todo o ciclo das comercializações para fazer uma boa gestão.

PerfectPay

A PerfectPay é uma plataforma de infoprodutos criada por pessoas que atuaram nesse mercado. Por isso, tem recursos bastante válidos para produtores e afiliados. Entre eles estão recuperação de chargebacks, recuperação nativa pelo WhatsApp e de checkout preenchido, boleto inteligente e compra sem e-mail.

The Mart

A The Mart tem um sistema de pagamentos otimizados e consiste em uma plataforma que permite vender produtos digitais e físicos. Também tem uma área de membros específica para oferecer a melhor experiência de ensino.

Ticto

A Ticto oferece aos infoprodutores e afiliados um elevado nível de personalização e um modelo de catálogo parecido com o da Netflix. Essa é uma diferenciação da plataforma, que ainda tem área de membros, integração com outros sistemas e mais.

Como vender infoprodutos?

Faça o seu CNPJ

O primeiro passo para saber como vender infoprodutos de maneira legalizada é ter o seu CNPJ. Essa é a maneira de se tornar pessoa jurídica, evitar impostos excessivos e limitações de saques nas plataformas, e poder emitir notas fiscais.

Esse também é o momento de escolher o seu enquadramento e regime tributário. Se você for infoprodutor, pode ser Microempreendedor Individual (MEI). Caso seja afiliado, precisará escolher outra opção. De toda forma, vale a pena consultar um contador para fazer a escolha certa. Dependendo da sua definição, o procedimento para abertura do CNPJ mudará. 

Cadastre-se em plataformas de afiliados

Sendo produtor ou afiliado, você precisará de uma plataforma para comercializar seus produtos físicos e digitais. Aqui, o foco deve ser o custo-benefício, isto é, a opção com os melhores recursos possíveis pelo valor mais atrativo.

Também é importante considerar fazer um cadastro em mais de um local, mas isso depende da sua estratégia. Veja o que deve ser considerado na sua análise para focar o custo-benefício:

  • taxas cobradas;
  • recursos oferecidos;
  • funcionamento e usabilidade da plataforma;
  • suporte disponibilizado;
  • tipos de produtos vendidos;
  • possibilidade de integrações, especialmente para a emissão automatizada de notas fiscais.

Contrate um meio de pagamento

Além das plataformas de afiliados, o infoprodutor também pode ter um site próprio para vender seu produtor. Nesse caso, deve escolher um meio de pagamento seguro e otimizado. Aqui, as integrações também são úteis para automatizar atividades, inclusive a emissão de notas fiscais.

Gere um conteúdo relevante

Tanto produtor quanto afiliado devem atrair os potenciais clientes e isso deve ser feito com um conteúdo relevante. Ele deve agregar valor ao usuário, sendo aprofundado, respondendo aos principais questionamentos e acompanhando as tendências do mercado. Uma dica é optar por diferentes formatos, como infográficos, e-books, vídeos e outros.

De qualquer maneira, o foco deve ser saber vender infoprodutos de qualidade. Então, analise a sua concorrência, verifique os comentários nas redes sociais e nas plataformas de afiliação, converse com pessoas e mais. Tudo isso ajudará a evitar erros comuns.

Estruture um site ou página de vendas

Além das plataformas de afiliados, vale a pena ter um site ou página de vendas. O objetivo é mostrar os benefícios do produto e acabar com possíveis objeções do potencial cliente. Ou seja, você tenta convencer o consumidor que aquele material é necessário.

Portanto, garanta que a sua página de vendas será atrativa e tenha um grande número de informações, como para quem o produto é indicado, depoimentos de clientes, como deverá ser a experiência e mais. Nesse sentido, use vídeos, imagens e outros recursos que possam chamar a atenção.

Elabore uma estratégia de marketing

Para vender infoprodutos com eficiência, você precisa de uma estratégia de marketing bem estruturada. Então, como se destacar? Uma resposta é pensar: “onde meu público está e quais são suas necessidades?”. A partir disso, você define os melhores canais de divulgação, o tipo de linguagem usada e outros fatores.

Tenha em mente que, mesmo tendo uma página de vendas, você precisa investir em redes sociais, tráfego orgânico e pago, contato por WhatsApp etc. Ou seja, existem diferentes possibilidades e você deve definir qual é a mais interessante para você.

Faça o lançamento do infoproduto

Se você atuar na produção de infoprodutos, pense em fazer um lançamento do material. Com a estratégia certa, é possível atrair mais potenciais clientes. Além do mais, você constrói a sua reputação, aumenta o reconhecimento de marca e pode aumentar sua rentabilidade.

Atente ao pós-venda

O pós-venda é um diferencial importante, que fará o consumidor comprar mais produtos oferecidos por você. Normalmente, o produtor trabalha essa questão, mas o afiliado também pode se disponibilizar a ajudar, por exemplo, deixando um contato no WhatsApp.

Afinal, ainda que esse profissional seja responsável somente pela divulgação e por vender o infoproduto, a verdade é que existe muita concorrência. Portanto, é uma maneira de chamar a atenção.

Como se destacar vendendo infoprodutos? 10 dicas para ter sucesso

1. Saiba trabalhar as palavras-chave

Seja para o tráfego orgânico, seja para o pago, você precisa trabalhar com palavras-chave. Elas mudam conforme a etapa do funil que pretende focar. Por exemplo, se você está vendendo um curso para ganhar dinheiro na internet, algumas possíveis opções de termos usados são:

  • “como ganhar dinheiro na internet”: topo de funil;
  • “curso de marketing de afiliados”: meio de funil;
  • “curso de marketing de afiliados do João da Silva”: fundo de funil.

Perceba que o topo de funil é bem genérico, porque a pessoa tem uma necessidade, mas não sabe o que fazer. Já o meio é mais direcionado, porque ela já tem uma ideia, mas ainda não tem nada específico em mente.

Enquanto isso, o fundo de funil é bem direcionado. Por isso, a palavra-chave costuma ser o nome do produto e/ou do produtor.

De todo modo, não existe certo e errado. O ideal é fazer testes e ver o que dá certo para você.

Além disso, você pode trabalhar a chamada cauda curta e longa. Para facilitar a venda de infoprodutos, o melhor é optar pela cauda longa, porque usa uma palavra-chave mais específica.

Vale destacar, também, que você pode se especializar em algum nicho, como maternidade, nutrição, saúde etc. No entanto, é possível trabalhar mais de um, se assim preferir.

2. Entenda quais são seus diferenciais

Especialmente, se você atuar como infoprodutor, entenda quais são os seus diferenciais em relação à concorrência. Mas se trabalhar na afiliação de produtos, também pense sobre essa questão. Afinal, essa pode ser a sua virada de chave para o sucesso.

Nesse sentido, analise o seu produto e as estratégias que você utiliza. Em seguida, confira o que a concorrência faz. A partir disso, busque identificar oportunidades de melhorias.

Por exemplo, a sua concorrência não tem atendimento no WhatsApp? Ofereça essa possibilidade, porque os consumidores gostam de ter esse tipo de contato.

3. Confira as objeções de venda do seu produto

É normal que o consumidor tenha objeções em relação ao seu produto. Elas nem sempre são impeditivas, mas precisam ser contornadas. Isso também acontece nos estabelecimentos físicos, mas pode ser difícil na modalidade online, já que depende do consumidor entrar em contato.

Por isso, antecipe-se e tente responder aos possíveis questionamentos já na sua página de vendas. Para saber o que é mais argumentado pelos clientes, verifique os comentários nos produtos da concorrência, converse com pessoas de perfil semelhante ao seu público-alvo e solicite feedbacks dos consumidores.

4. Estude sobre copywriting e SEO

O copywriting contempla diferentes técnicas de escrita para focar as vendas. Por isso, estudar essa questão é fundamental para otimizar a sua página de vendas, os anúncios, o e-mail marketing etc.

Enquanto isso, o SEO é uma estratégia de atração de clientes de forma orgânica usando palavras-chave e outros elementos importantes para o algoritmo dos buscadores. Assim, será possível ranquear melhor a sua página de vendas e melhorar a sua autoridade.

5. Trabalhe com o tráfego pago

O tráfego orgânico é consistente e sólido, mas traz resultados somente no longo prazo. Já o pago apresenta conversões com mais rapidez. Ou seja, você faz anúncios e campanhas para ficar em evidência e atrair mais potenciais clientes. Com isso, tende a vender com mais rapidez.

Saiba que o ideal é unir as estratégias e trabalhá-las em conjunto. De toda forma, o tráfego pago é uma boa forma de agilizar os seus resultados.

6. Construa uma autoridade na internet

Para saber como vender infoprodutos com eficiência, você precisa construir autoridade na internet. Esse processo depende de estratégias orgânicas, que pode ser um blog, vídeo review, perfil nas redes sociais, entre outras possibilidades.

Também é possível trabalhar mais de uma dessas alternativas. Qualquer que seja o caso, considere usar as redes sociais. Dessa maneira, você posta conteúdos relevantes, que vão ajudar os seus potenciais clientes a tomarem sua decisão de compra.

7. Tenha uma estratégia de lançamento

Se você atua como infoprodutor, lembre-se de implementar uma estratégia de lançamento. Isso inclui várias ações durante 30 ou 60 dias. Por exemplo, aulas gratuitas, e-mail marketing, tráfego pago etc., tudo para aquecer a audiência. Na reta final, deixe o material disponível para a comercialização por tempo limitado. Isso dará um senso de urgência.

Nesse processo de lançamento, use gatilhos mentais e deixe claro o que o material vai oferecer. Assim, o potencial cliente terá uma ideia do que poderá conseguir e de quais serão os benefícios. Isso contribuirá para uma decisão mais rápida.

8. Mensure os resultados

Aproveite a internet e use os dados a seu favor. Veja quantas vendas teve, qual foi o percentual de carrinhos abandonados, os locais que tiveram mais cliques, os momentos em que as pessoas costumam sair dos seus vídeos e mais.

Todos esses aspectos trazem bons indicativos de melhorias possíveis. Por exemplo, se as pessoas chegam à sua página de vendas, mas não convertem, ela precisa ser melhorada. Se o problema está na quantidade de carrinhos abandonados, uma boa sugestão é facilitar o checkout.

9. Tenha uma atuação estratégica

As dicas que vemos até aqui mostram estratégias para ter mais sucesso ao vender infoprodutos. Mas elas também trazem outro ensinamento relevante: atuar de forma estratégica.

O que isso significa? Para se diferenciar, você precisa deixar o operacional de lado e focar formas de atrair clientes, superar objeções, mostrar como seu produto é bom etc. Portanto, quanto maior for o nível de automação no seu negócio digital, melhor.

Essa é a regra para a profissionalização, mas também vale para quem busca obter uma boa renda extra. Então, invista em sistemas, use os recursos das plataformas e já deixe pré-prontos alguns textos que podem ser utilizados no seu tráfego orgânico e pago. Assim, basta ajustá-los e colocá-los em prática.

É claro que alguns deverão ser originais, porque a humanização e a personalização são aspectos fundamentais. Ainda assim, tente facilitar o seu trabalho ao máximo.

10. Otimize a emissão de nota fiscal

Uma das maneiras mais eficientes de automatizar o trabalho operacional no seu negócio digital é otimizar a emissão de nota fiscal. Já que você precisa lançar esse documento, é crucial ter um software que faça esse procedimento de forma automática.

Existem diferentes opções no mercado, então, verifique aquela que oferece o melhor custo-benefício. É indicado buscar um sistema que permita a integração com as melhores plataformas de afiliação do mercado e que faça a emissão automática, sem que você precise se preocupar em inserir dados.

Também deve ter opções de configuração, como o momento em que o lançamento da nota deve ser realizado. Sem contar que funcionalidades extras — como split de notas fiscais, cancelamento automático e envio para o cliente — também são bem-vindas.

Dessa forma, você sabe como vender infoprodutos e ainda tem a chance de se destacar da concorrência. Isso se reflete em aumento do faturamento e do potencial de lucro.

Então, que tal se profissionalizar e colocar essas dicas em prática? Aproveite para ver mais ideias e ter mais conhecimento seguindo as redes sociais do Spedy: Instagram, Facebook e YouTube.

Resumindo

O que é preciso para vender infoprodutos?

  • Saiba trabalhar as palavras-chave.
  • Entenda quais são seus diferenciais.
  • Confira as objeções de venda do seu produto.
  • Estude sobre copywriting e SEO.
  • Trabalhe com o tráfego pago.
  • Construa uma autoridade na internet.
  • Tenha uma estratégia de lançamento.
  • Mensure os resultados.
  • Tenha uma atuação estratégica.
  • Otimize a emissão de nota fiscal.

Onde posso vender infoprodutos como afiliado?

Você pode vender infoprodutos como afiliado em plataformas de afiliação, site próprio, redes sociais e mais. Ainda é possível usar os gerenciadores de anúncios, como Google Ads, Facebook Ads, TikTok Ads etc.

Como começar a trabalhar com infoprodutos?

  • Faça o seu CNPJ.
  • Cadastre-se em plataformas de afiliados.
  • Contrate um meio de pagamento.
  • Gere um conteúdo relevante.
  • Estrutura um site ou página de vendas.
  • Elabore uma estratégia de marketing.
  • Faça o lançamento do infoproduto.
  • Atente ao pós-venda.